terça-feira, 17 de julho de 2012

Carnes


ALCATRA Á CUBANA
Ingredientes
500 g de alcatra em bifes
1 colher de sopa de manteiga ou margarina
1 pimentão vermelho cortado em cubos
100g de ervilhas
1 xícara de chá de arroz
2 bananas
2 ovos para empanar
farinha de trigo para empanar
farinha de rosca para empanar
batata palha para acompanhar
ovos fritos para acompanhar.
Preparo
Aqueça a manteiga, refogue o pimentão cortado em quadradinhos, adicione as ervilhas, o arroz, misture bem, coloque a água e deixe cozinhar. Enquanto isso empane as bananas e os bifes e frite .
Sirva acompanhado de ovo frito e batata palha
        


ALMÔNDEGAS
Ingredientes 
350g carne moída de sua preferência (sem gordura)
1 ovo
1 cebola ralada
1 dente de alho amassado
2 pãezinhos molhados no leite e espremidos
2 colheres de sopa de salsa e cebolinha picada
Sal e pimenta a gosto
Preparo 
Misture todos os ingredientes e faça bolinhas e frite em óleo quente. Se preferir evitar fritura, faça as bolinhas e cozinhe num molho básico.

ALMÔNDEGAS  COM ALHO PORÓ
Ingredientes
1 kg de carne moída
200g de alho poró picado
2 dentes de alho
1 cebola picadinha
salsa  picadinha
hortelã  picada
sal
pimenta
1 colher de chá de cominho moído
1 colher de chá de páprica doce moída
1 colher de chá de curcuma moído (também conhecida como açafrão da terra)
1 ovo
1 colher de sopa de manteiga
Preparo 
Misture todos os ingredientes muito bem, deixe descansar na geladeira durante a noite ou no mínimo duas horas, para que pegue o  gosto dos temperos. Faca bolinhas e frite. Sirva com molho de iogurte e hortelã.
Obs  Pode ser feito um molho de tomate como de macarronada e colocar as almôndegas para cozinhar no molho. Fica muito gostoso, e é mais uma opção.

BIFE A PARMEGIANA
 Ingredientes
6 bifes médios de alcatra ou contrafilé
sal a gosto
2 ovos
farinha de rosca para empanar
1 tablete de caldo de carne
óleo
6 fatias de presunto
6 fatias de mozarela
½ lata de puro  purê de tomate
orégano.
Preparo
Bata os bifes, tempere com sal e reserve. Bata os ovos com uma pitada de sal. Passe os bifes na farinha de rosca, nos ovos batidos e novamente na farinha de rosca. Frite-os em óleo quente, até que fiquem igualmente dourados. Arrume os bifes em um refratário ou em forma retangular, cubra cada um com uma fatia de presunto e sobre esta uma fatia de mozarela. Leve o puro purê ao fogo, junte ½ xícara de chá de água e um tablete de caldo de carne. Deixe ferver um pouco. Cubra os bifes com o molho e polvilhe com orégano. Leve ao forno por 7 minutos, retire e sirva imediatamente com batatinhas fritas.

 BIFE A ROLÊ
Ingredientes
10 bifes finos de coxão mole, patinho ou carne de sua preferência
100g miolo de pão
100g carne picadinha
100g lingüiça
3 ovos
1 cenoura
cebola
tomate
salsa e cebolinha
farinha de trigo
sal a gosto
Preparo
Bata os bifes e esfregue-os com os temperos habituais. Faça á parte um picadinho com a carne,lingüiça,miolo de pão,ovos,cenoura e sumo de limão. Feito isso estenda sobre cada bife uma camada do picadinho,enrole e amarre com um fio de linha grossa ou se preferir feche com palitos.Coloque uma panela com gordura e adicione os bifes e deixe fritar até que fiquem corados, junte cebola, tomate, cheiro verde, e um pouco de água, tampe a panela e deixe cozinhar. Depois de prontos coloque os bifes em uma travessa e retire as linhas ou os palitos, coe o molho e engrosse  com um pouco de farinha de trigo e cubra os bifes com esse molho.

BIFE DE CAÇAROLA COM VINHO BRANCO
Ingredientes
6 bifes de carne (patinho, alcatra, coxão mole)   
2 dentes de alho picadinhos ou espremidos
2 colheres de sopa de margarina ou manteiga
1 cebola picadinha
1 tomate sem peles e sem sementes
2 cenouras sem casca e cortadas em rodelas
1 folha de louro
1 copo de vinho branco
1 limão (sumo)
Sal e pimenta a gosto
Preparo
Deixe os bifes temperados com o sal, pimenta, sumo do limão e o alho por 1 hora para pegar bem o tempero. À parte derreta a margarina ou a manteiga refogue a cebola, deixe dourar, acrescente o tomate, o louro e depois de 5 minutos, junte os bifes com o tempero e as cenouras, cubra com água e deixe cozinhar com a panela tampada em fogo baixo durante aproximadamente ½ ou 1 hora.(dependendo do fogo e da panela se for na de pressão leva menos tempo evidentemente). Após isso, junte o vinho e deixe cozinhar pelo mesmo espaço de tempo. Sirva com feijão, arroz branco e batatas fritas. Se quiser variar poderá fazer também juntando milho cosido, ervilhas e pimentões verde ou amarelos em tiras. Junte o vinho e deixe cozinhar.

DOBRADINHA COM FEIJÃO BRANCO
Ingredientes
½ k feijão branco
1 k dobradinha
2 cebolas picadas
1 dente de alho socado ou picadinho
1 folha de louro fresco
1 lingüiça portuguesa
pimenta a gosto
salsa e cebolinha
Preparo
Coloque o feijão de molho de véspera e, no dia seguinte ponha-o para cozinhar em fogo baixo juntamente com a dobradinha que deverá estar muito bem lavada (vide obs.abaixo) e a folha e louro. Em outra panela, coloque azeite e doure as cebolas, o alho e a salsa e cebolinha, transfira com o auxilio de uma escumadeira um pouco do feijão sem caldo, para esta, amasse com os temperos e leve tudo à panela onde cozinhou o feijão e a dobradinha para engrossar o caldo. Tempere com pimenta retire a folha de louro sirva.
Obs.: Para limpar a dobradinha raspe com uma faca toda a superfície da mesma  e passe fortemente limão por cima. Lave em muitas águas e leve a cozinhar.O seu cozimento é demorado, nada menos que duas horas. Se preferir poderá cozinhar a dobradinha de véspera e agregar ao feijão quando o mesmo estiver quase cozido (para pegar gosto).

Ingredientes 
1 quilo de mandioca
1 quilo de carne seca
50 grs.de manteiga ou margarina
1 copo de requeijão
50 grs. de queijo ralado
1 copo de leite mais ou menos
Preparo
Lave a carne seca, corte em pedaços de tamanho médio (para posteriormente desfiar), leve ao fogo. Quando ferver escorra e faça essa operação por mais 2 ou 3 vezes. Na ultima ponha no fogo novamente para cozinhar até verificar que a carne esteja bem macia.Escorra, deixe esfriar e desfie. Descasque as mandiocas, lave-as bem, corte em tamanhos médios para facilitar o cozimento.Não coloque sal .Deixe-a cozinhar até que fique bem molinha. 
Bata a mandioca no liquidificador com leite suficiente para  fazer um purê bem grosso. Coloque em uma panela a manteiga , junte o purê e mexa devagar, quando ferver junte orequeijão e misture bem, coloque sal a gosto, tire do fogo e reserve. Em refratário untado
com manteiga coloque uma camada de purê, uma de carne seca  desfiada e assim até terminar os ingredientes. A última camada deverá ser de purê.Para terminar polvilhe oqueijo ralado e leve ao forno quente para gratinar.
Servir com arroz branco ou arroz de cachaça.
Rendimento: 5 pessoas

ESTROGONOFE  DIFERENTE
Ingredientes
1 quilo de carne (filé mignon, patinho, coxão mole)
2 caixinhas de creme de leite (400 g)
1 xícara de chá de cerveja
4 tomates sem pele e sem sementes e picados
2 cebolas médias picadas
2 colheres de sopa de ketchup
4 colheres de sopa de azeite
Sal e pimenta a gosto
Preparo
Pique a carne em quadradinhos ou se preferir em tiras pequenas. Leve ao fogo uma panela com o azeite e a cebola picadinha e quando estiver douradinha, coloque a carne e frite-a  mexendo sempre até que esteja  uniformemente dourada e sem liquido, junte ½  xícara  de cerveja e mexa delicadamente.Coloque em seguida os tomates picados, o ketchup, o sal e a pimenta e o restante da cerveja. Deixe cozinhar até que a carne fique bem macia, acrescente o creme de leite ,mexa sempre até que ferva. Sirva em seguida  acompanhado de arroz branco e batatas palha.


Ingredientes
750 gramas de carne moída
1 cebola ralada
2 dentes de alho amassados
2 ovos
3 colheres de sopa de leite
5 colheres de sopa rasas de farinha de trigo
250 gramas de queijo prato fatiado
sal e pimenta a gosta
Preparo
Misture bem a carne, o alho amassado , a cebola, o sal ,os ovos batidos no leite, adicione a farinha de trigo e mexa bem até conseguir uma massa.uniforme. Polvilhe a pia com farinha e vá abrindo a massa e forme os filés finos com o auxilio de um copo. Frite em gordura quente para não corar. Una os filés com o queijo cortado em rodelas. Coloque na assadeira ou em uma forma refrataria untada com margarina. Cubra com o molho aproveitando as sobrinhas do queijo e leve ao forno por 10 minutos.
Ingredientes do Molho
1 caixinha de molho de tomate com temperos
1 lata de milho verde com a água
3 colheres de sopa de salsinha e cebolinha
sal e pimenta a gosto
Preparo do Molho
Se preferir refogue esses ingredientes para cozinhar um pouco o milho,que algumas vezes está duro. Do contrário e só misturar tudo e cobrir os filés.

FILÉS COM PIMENTA
Ingredientes
4 bifes de filé mignon  (500g)
1 colher de sopa de manteiga
1 quarto de xicara de conhaque
1 xicara de creme de leite fresco
60 g. de pimenta do reino branca e preta
Sal a gosto
Óleo para fritar
Preparo
Passe os files um a um sobre a pimenta .aperte com as mãos para que a pimenta possa aderir a carne recobrindo os dois lados dos files. Ponha no fogo uma frigideira com o óleo e deixe esquentar bem ,coloque os files um a um e frite de ambos os lados ate ficarem dourados Polvilhe os files com sal  abaixe o fogo e continue cozinhando ate o ponto desejado. Transfira os files para uma travessa de servir e mantenha-os aquecidos enquanto prepara o molho.Ponha a manteiga na mesma frigideira que fritou os files e leve ao fogo brando para derreter, junte o conhaque e com uma colher de plástico solte os restos da fritura e mexa bem para incorporar os resíduos ao conhaque. Quando o conhaque estiver quente incline com cuidado a frigideira no sentido do fogo para flambar o conhaque .Retire a frigideira do fogo,espere a chama se extinguir, acrescente o creme de leite e leve novamente ao fogo brando mexendo sempre ate que o molho engrosse. Cubra os files com esse molho e sirva a seguir acompanhado de purê, batatas fritas  ou cozidas.

ISCAS DE FIGADO A PORTUGUESA
Ingredientes
bifes de fígado
vinha d ‘alhos (feito com vinagre, alho, sal e pimenta do reino)
tomates sem sementes
batatas cortadas em rodelas e cozidas 
óleo
cebola  cortada em fatias
cheiro verde picado.
Preparo
Prepare uma vinha d 'alhos com vinagre, alho socado, sal e pimenta do reino. Corte os bifes de fígado em tiras e ponha na vinha d'alhos. Duas horas depois, tire o fígado do tempero e frite-o no óleo. Refogue no óleo a cebola, sal, cheiro verde picadinho, pimenta-do-reino e tomates sem sementes.  Deixe cozinhar um pouco até formar um bom molho. Cozinhe as batatas e corte em rodelas.coloque o fígado frito no centro de uma travessa, as rodelas de batatas ao redor e despeje o molho por cima.

Ingredintes
1 ½ quilo de lagarto (redondo)
3 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de salsinha picada
1 colher de sopa de farinha de trigo           
3 colheres de sopa de mel
2 xícaras de chá de suco de laranja
2 dentes de alho amassados
1 pimentão verde ou vermelho
sal a gosto
Preparo
Tempere o lagarto com o alho e o sal. Coloque numa panela a manteiga para derreter e em seguida o lagarto deixando dourar bem de todos os lados, vá juntando a água aospoucos até que a carne esteja macia. Deixe um pouco de liquido na panela. Junte o sucode
laranja, mel, salsinha e pimentão e deixe cozinhar por mais uns 30 minutos. Dissolva a farinha em um pouco de água e junte ao molho deixando cozinhar até engrossar. Corte a carne em fatias, coloque em uma  travessa e cubra com o molho.

LOMBO A VINAGRETE
Ingredientes
1 ½ k lombo
4 dentes de alho
1 folha de louro
2 copos de vinho branco
2 colheres de sopa de manteiga ou  margarina para untar a a forma                
Sal e pimenta a gosto
Preparo  
Lave o lombo bem e seque com um guardanapo. Coloque-o em uma tigela grande, fure com um garfo e coloque os temperos passados no liquidificador.
Deixe nessa vinha d’alhos por 24 horas , regando de quando em quando (conserve o lombo sempre na geladeira). Enquanto isso,faça o molho a vinagrete
( que deverá ser feito com antecedência de 12 a 24 horas) da seguinte maneira:
Ingredientes do vinagrete
3 cebolas cortadas ao meio em rodelas
1 xícara de chá de azeite
½ maço de salsa lavada e seca picada fina
manjericão, alecrim a gosto
100g azeitonas verdes sem caroço cortadas ao meio
½ xícara de chá de vinagre de maçã ( menos acido)
alcaparras cortadas ao meio ( opcional)
sal a gosto
Preparo final
Retire o lombo da geladeira, coloque em uma assadeira previamente untada, adicione a vinha d’alhos , asse em forno quente até que o lombo fique bem  macio, regando de quando em quando com o molho que vai se acumulando na assadeira. Deixe dourar. Retire do forno , corte em fatias. Coloque em uma travessa ou refratário e por cima distribua o molho a vinagrete.

QUIBE  CRU
 Ingredientes
1 Quilo de carne limpa e sem nervos (patinho, coxão  mole) moída.
3 xícaras de chá de trigo muito bem lavado (não é para deixar de molho)
1 xícara de chá de  salsinha e hortelã  picadinhas
1 cebola picadinha
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sobremesa de tempero árabe (vide obs.)
azeite  extra-virgem
sal a gosto
Preparo 
Escalde o trigo em água fervente. Lave-o em varias águas até que a mesma fiquetransparente. Esprema-o muito bem, para eliminar o máximo de água nele contida Misture todos os ingredientes por várias vezes até que fique uma massa uniforme e homogênea. Deixe descansar por uma hora.
Faça pequenos rocamboles coloque em uma travessa.Enfeite com folhas de hortelã ecebola em  pétalas .Acompanhe com pão sírio e azeite extra-virgem.

Obs.:Se não encontrar o tempero árabe ,  misture em partes iguais: canela em pó, cominho pimenta do reino preta e pimenta do reino branca. 
Esta receita pode ser  utilizada também para quibe de bandeja ou quibe frito.

Ingredientes
1 quilo e meio de carne moída de sua preferência
1 pacote e meio de creme de cebola               
1 xícara de água
2 ou 3 colheres de azeite
fatias de bacon
Preparo 
Misture o creme de cebola na água misture bem e acrescente o azeite.Coloque na carne amassando tudo muito bem. Para facilitar estenda sobre a mesa uma folha de papel alumínio e sobre o papel faça os dois rocamboles. Ao enrolar os rocamboles tome o cuidado de não deixar o papel alumínio dentro. Por cima dos rocamboles coloque as fatias de bacon. Cubra com o papel alumínio e leve ao forno por 35 minutos (dependendo do fogão) .Após esse tempo retire o papel que cubra os rocambole e deixe dourar por mais 15 minutos. Se gostar, poderá rechear os rocamboles com cenoura crua,ovos cozidos,lingüiça etc.

Ingredientes
1 kg de filé mignon
sal a gosto
1 cebola média ralada
1 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de molho de soja
120 ml de vinho tinto
1 colher (sobremesa) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de cogumelos
Preparo
Tempere a carne com o sal, a pimenta e a cebola. Deixe tomar gosto por 1 hora. Espalhe a manteiga sobre a carne, pincele com o molho de soja e coloque-a em um refratário. Tampe e leve ao microondas por 35 a 40 minutos na potência média. Inverta a carne na metade do cozimento. Retire a carne, envolva com papel alumínio e reserve. No mesmo recipiente em que foi feita, coloque o vinho com a farinha diluída em um quarto xícara (chá) de água e os cogumelos. Leve ao microondas por 2 a 3 minutos na potência alta. Retorne a carne no recipiente e volte ao microondas por 3 a 4 minutos na potência alta. Sirva a seguir.

TORTA DE CARNE MOÍDA
Ingredientes
1 ¼ xícara de chá de amido de milho
1 xícara de chá de farinha de trigo
2 ovos
4 colheres de sopa de manteiga ou margarina
½ colher de chá de sal
Ingredientes do Recheio
250g carne moída de sua preferência
200g batatas cozidas e amassadas
3 ovos
1 gema para pincelar
3 colheres de sopa de amido de milho
sal e pimenta a gosto
Preparo
Faça um refogado com ½ xícara de chá de óleo, uma cebola picada, dois dentes  de alho, ½ pimentão verde, um tomate picado, sal e uma pitada de pimenta  e deixe esfriar, junte a carne moída e o purê feito com as batatas cozidas, misture bem e reserve. Bata os ovos com uma pitada de sal e vá acrescentando  aos poucos o amido de milho.Junte ao refogado já frio, misture e  despeje sobre a massa da torta. Enfeite com as tirinhas reservadas e pincele com a gema. Asse em forno moderado por aproximadamente 20 minutos.
Preparo da Massa
Peneire o amido de milho com a farinha de trigo e o sal , acrescente os ovos e a manteiga ou margarina , misture até obter uma massa homogênea. Forre o fundo da forma e com o restante da massa faça tirinhas para enfeitar a torta.



0 comentários: